O passado já passou, e se você pensar demais nele, ou você se perde na angústia das coisas que foram malfeitas, ou vai ficar todo enrolado se cumprimentando pelas coisas que fez bem…o que não importa mais, porque elas ficaram no passado, de qualquer maneira. O futuro, entretanto, ainda está por vir - e é sempre divertido olhar para os bons eventos à frente, e também ter a oportunidade de fazer planos para os maus momentos.                    
Onde Habitam os Dragões - James A. Owen

     Me peguei olhando para trás, para uma caminhada cheia de tropeços, pés tortos, pulinhos de menina e quando necessário, saltos altos de mulher. Bateu saudade! Saudade daquela brincadeira de casinha; de observar a mãe fazendo bolo; das noites de sábado divertidas com os irmãos maiores; daquele frio na barriga ao ver aquele menino; da música que fazia meu coração pulsar extasiado; das noites na janela sonhando com o (im)possível...Quem nunca?
A gente precisa encerrar ciclos, mas precisa guardar as boas lembranças que dão significados especiais a cada etapa e enchem de carimbos nosso passaporte da vida.
Curiosamente, encontrei um texto que escrevi pra mim mesma em comemoração a um de meus aniversários, que gostaria de partilhar:


Fazer 24 anos não é pra qualquer um. Você levanta sua ficha e percebe que muitas das coisas que pretendia fazer até essa idade, não saíram exatamente como você planejava. Mas, 24 anos de existência trazem uma mala considerável de aprendizados, e o maior deles é que você não depende de ninguém pra ser feliz. Seja feliz, custe o que custar! Nunca se arrependa de passos dados pra frente, a vida nunca vai ser igual ao que é hoje, e por mais cruel que possa parecer deixar alguém para trás, isso as vezes, é realmente necessário. Agora é sempre o melhor momento; o que não te mata agora, vai com toda certeza te fortalecer no futuro; não tenha medo de parecer boba; invista na beleza do cérebro, pois ela não envelhece, só melhora com o tempo; amor é a maior dádiva de Deus para os seres vivos, então não tenha medo de amar alguém com tudo o que pode, quando esse alguém merecer.
Feliz aniversário Jaque! Que Deus te dê coragem e sabedoria pra enfrentar mais um ano de vida. Amém!

     Três anos depois, posso dizer que tudo isso continua sendo verdade absoluta. A 'mala de aprendizados' está cada vez mais cheia e acredito que essa é mais uma das certezas da vida, a gente nunca deixa de aprender. Aprende com os empregos; com os mais velhos; com as crianças; com os ponteiros do relógio...e a parte engraçada é que você se pega pensando: "Como eu era boba, achando que sabia de tudo".






Deixe um comentário